Carta para os jovens que transam com suas namoradas

Grande amigo Escobar, ontem estive com os jovens da sua igreja e tive a oportunidade de rever o Julio, aquele brother em comum. Aliais não lhe encontrei. Julio me disse que você e a Silvia, sua namorada, tinham saído com a turma da comunidade para um acampamento no fim de semana e que só regressariam nessa segunda bem cedo.

Eu e Julio saímos para comer um Mczinho após o culto e falamos sobre você. Julio e seu parceiro e abriu seu coração. Ele realmente está muito preocupado com você, desde que você disse a ele que tem ido com a Silvia para vários motéis da cidade e às vezes até mesmo depois do culto no sábado à noite. Ele falou que já teve várias conversas com você, mas que você tem argumentado defendendo o sexo fora do casamento como se fosse normal e que pretende casar com Silvia quando terminarem a faculdade de moda.


Ele pediu minha ajuda, para que eu trocasse uma idéia com você, e disse que poderia mencionar essa conversa no McDonalds. Não queria, pois acho que é o pastor da sua comunidade que deva tratar desse assunto. Você e a Silvia, afinal, são membros dessa igreja e estão debaixo da orientação espiritual dela. Mas o Julio me disse que o pastor faz de conta que não sabe que essas coisas estão acontecendo com os jovens da igreja. Como sou amigo da sua família faz muitos anos, desde que vocês freqüentaram minha igreja em São Paulo, resolvi, então, escrever para você sobre esse assunto, tendo como base os argumentos que você usou diante de Escobar para justificar sua ida a motéis com a Silvia.


Se entendi direito, você argumenta que não há nada na Bíblia que proíba sexo fora do casamento. Lógico, não há uma passagem bíblica que diga “não farás sexo antes do casamento;” mas existem dezenas de outras que expressam essa verdade com outras palavras e de outras maneiras. Podemos começar com aquelas que pressupõem o casamento como sendo o procedimento padrão, legal e estabelecido por Deus para pessoas que desejam viver juntas será que eu preciso colocar os versículos? Vou colocar para casa você não acredite em mim (veja Mateus 9:15; 24:38; Lucas 12:36; 14:8; João 2:1-2; 1Coríntios 7:9,28,39), aquelas que abençoam o casamento (Hebreus 13:4) e aquelas que se referem ao divórcio - que é o término oficial do casamento - como algo que Deus aborrece (veja Malaquias 3:16; Mateus 5:31-32).


Podemos incluir ainda aquelas passagens contra os que proíbem o casamento (1Timóteo 4:3) e as outras que condenam o adultério, a fornicação e a prostituição (veja Mateus 5:28,32; 15:19; João 8:3; 1Coríntios 7:2; 6:9; Gálatas 5:19; Efésios 5:3-5; Colossenses 3:5; 1Tessalonicenses 4:3-5; 1Timóteo 1:10; Hebreus 13:4; Apocalipse 21:8; 22:15).


Qual a referencia que nos possibilita caracterizar esses comportamentos como desvios, impureza e pecado? O casamento, naturalmente. Adultério, prostituição e fornicação, embora tendo nuances diferentes, têm em comum o fato de que são relações sexuais praticadas fora do casamento. Se o casamento, que implica num compromisso formal e legal entre um homem e uma mulher, não fosse a situação normal onde o sexo pode ser desfrutado de maneira legítima, como se poderia caracterizar como desvio o adultério, a fornicação ou a prostituição? A Bíblia considera essas coisas como pecados e coloca os que praticam a impureza sexual e a imoralidade debaixo da condenação de Deus - a menos que se arrependam, é claro, e mudem de vida.


Cara você argumenta também que o casamento é uma conveniência humana e que muda de cultura para cultura. Bom, é certo que o casamento tem um caráter social, cultural e pessoal. Todavia, do ponto de vista bíblico, não se pode esquecer que foi Deus quem criou o homem e a mulher, que os juntou no jardim, e disse que seriam uma só carne, dando-lhes a responsabilidade de constituir família e dominar o mundo. O casamento é uma instituição divina a ser realizada pelas sociedades humanas. Embora as culturas sejam distintas, e os rituais e procedimentos dos casamentos sejam distintos, do ponto de vista bíblico o casamento implica em reconhecimento legal daquela união por quem de direito, trazendo implicações para a criação e tutela dos filhos, sustento da casa e também responsabilidades e conseqüências em caso de separação e repúdio. Quando duas pessoas resolvem ir morar juntas como se fossem casadas, essa decisão não faz delas pessoas casadas diante de Deus - mas (desculpe a franqueza), pessoas que estão vivendo em imoralidade sexual.


É verdade que a legislação de muitos países tem cada vez mais reconhecido as chamadas uniões estáveis. É uma triste constatação que o casamento está cada vez mais sendo desvalorizado na sociedade moderna ocidental. Todavia, esses movimentos no mundo e na cultura não são a bússola pela qual a Igreja determina seu norte - e sim a Palavra de Deus. Em muitas culturas a legislação tem sancionado coisas que estão em contradição com os valores bíblicos, como aborto, eutanásia, uniões homossexuais, uso de drogas, etc. A Igreja deve ter uma postura crítica da cultura, tendo como referencial a Palavra de Deus, não amar ao pecado mas sim o Pecador.


O Julio me disse ainda que você considera que o mais importante é o amor e a fidelidade, e que argumentou que tem muita gente casada mas infeliz e infiel para com o cônjuge. Julio cara isso é um jogo perigoso tentar justificar um erro com outro. Gente casada que é infiel não serve de desculpas para quem quer viver com outra pessoa sem se casar com ela. Além do mais, como pode existir o conceito de fidelidade numa união que não tem caráter oficial nem legal, e que não teve juramentos solenes feitos diante de Deus e das autoridades constituídas? Mesmo que você e sua namorada façam uma “cerimônia” particular onde só vocês dois estão presentes e onde se casem a si mesmos diante de Deus - qual a validade disso? As promessas de fidelidade trocadas por pessoas não casadas têm tanto valor quanto um contrato de gaveta. Lembre inclusive que não é a Igreja que casa, e sim o Estado. Naqueles casamentos religiosos com efeito civil, o pastor ou padre está agindo com procuração do juiz.


Cara não posso deixar de mencionar aqui que na Bíblia o casamento é constantemente referido como uma aliança (veja Ezequiel 16:59-63). Deus é testemunha dessa aliança feita no casamento, a qual também é chamada de “aliança de nossos pais”, uma referência ao caráter público da mesma (não deixe de ler Malaquias 2:10-16).


Não fiquei nem um pouco surpreso com seu outro argumento para fazer sexo com sua namorada, que foi “é importante conhecer bem a pessoa antes do casamento”. Já ouvi esse argumento dezenas de vezes. E sempre o considerei uma burrice - mais uma vez, desculpe a franqueza. Em que sentido ter relações sexuais com sua namorada vai lhe dar um conhecimento dela que servirá para determinar se o casamento vai dar certo ou não? Embora o sexo seja uma parte muito importante do casamento, o que faz um casamento funcionar são os relacionamentos pessoais, a tolerância, a compreensão, a renúncia, o amor, a entrega, o compartilhar… Você pode descobrir antes do casamento que sua namorada é muito boa de cama, mas não é o desempenho sexual de vocês que vai manter ou salvar seu casamento. Esse argumento parte de um equívoco fundamental com relação à natureza do casamento e no fim nada mais é que uma desculpa tola para comerem a sobremesa antes do almoço.


Agora, o pior argumento que ouvi do Julio foi que você disse “a graça de Deus tolera esse comportamento.” Acho esse o pior argumento porque ele revela uma coisa séria em seu pensamento, que é tomar a graça de Deus como desculpa para um comportamento imoral. Esse sempre foi o argumento dos libertinos ao longo da história da igreja. O escritor bíblico Judas, irmão de Tiago, enfrentou os libertinos de sua época chamando-os de “homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo” (Judas 4). Esse é o caminho de Balaão “o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição” (Apocalipse 2:14). É a doutrina da prostituta-profetisa Jezabel, que seduzia os cristão “a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos” (Apocalipse 2:20) e a conhecer “as coisas profundas de Satanás” (Apocalipse 2:24).


Como seu amigo e pastor, permita-me exortá-lo a cair fora dessa maneira libertina de pensar, Escobar, antes que sua consciência seja cauterizada pelo engano do pecado (Hebreus 3:13). Ainda há tempo para arrependimento e mudança de atitude. A abstinência sexual é o caminho de Deus para os solteiros, e esse estilo de vida é perfeitamente possível pelo poder do Espírito, ainda que aos olhos de outros seja a coisa mais careta e retrógrada que exista. Se você realmente pensa em casar com a Raquel e constituírem família, o melhor caminho é pararem agora de ter relações e aguardarem o dia do casamento. Vocês devem confessar a Deus o seu pecado e um ao outro, e seguir o caminho da abstinência, com a graça de Deus.


  • Autor: Augustus Nicodemus / Versão atualizada Sxc - Fonte: http://sexxxchurch.com/?p=320

Bodas de Prata no namoro

Adolescentes, Jovens

Estamos vivendo um problema que não lembro de ter lido algo parecido na história e, como tudo que é novo a igreja demora anos para assimilar, não estamos sabendo tratar o assunto como deveríamos.

Estou me referindo aos namoros de hoje.

Os jovens, ou melhor, os adolescentes estão começando os namoros mais cedo. Os meus pais começaram a namorar com 16 anos, o meu primeiro beijo foi dado com 14 e hoje já é comum ouvir entre os adolescentes que o primeiro beijo foi dado aos 10 anos.

Nem quero entrar no âmbito da precocidade dos adolescentes, que isso é uma outra questão a se tratar.

O problema não está apenas no começo do namoro, mas também no fim dele. A nossa sociedade capitalista e triunfalista nos formatou da seguinte forma: o certo é casar depois que a vida estiver estável financeiramente. Os meus pais se casaram com 19 anos, a minha geração se casou com 25 e agora a maioria está se casando com 28, 30 anos.

Está posto à mesa um problema que não se viu antes, a fase de namoro de uma pessoa deu um salto de 4 anos a 20 anos em pouco mais de uma geração. Logo vamos falar em bodas de Prata no namoro.

E quanto a nós, cristãos conservadores, que acreditamos que o sexo é para o casamento?

Um adolescente recebe, desde os 10 anos, uma carga grande entre os amigos para namorar, ouve na igreja para se abster do sexo e ouve dos pais para nem pensar em casar antes de se formar na faculdade.

Soluções como a proibição dos pais ao namoro até certa idade já se mostrou apenas um combustível altamente inflamável para os adolescentes. A proposta dos líderes de jovens para um namoro sem nenhum contato físico, a corte, não foi aceita pela maioria e acabou gerando muitos fariseus legalistas e mentirosos entre seus membros.

Em uma coisa acredito que todos concordam, no “carro chamado intimidade” no namoro não existe marcha ré.

A pergunta é: o que se deve ensinar para esta geração chegar ao casamento sem transar?

Tenho viajado o Brasil todo, ouvido e visto de tudo.

A maioria prefere ignorar o problema e continuar falando genericamente do assunto, outra parte quer ensinar baseado em um pecado: o medo.

Colocam medo nos adolescentes, além de mandarem para o inferno os que caíram, gastando horas mostrando que as meninas podem engravidar, pegar uma doença fatal, e a mais usada, pode criar traumas que irão carregar para o resto de suas vidas. Todas essas conseqüências eu acho que são reais e devem ser expostas, mas não acho que isso vai impedir alguém de transar na hora que a coisa esquenta. Pois a camisinha e os psicólogos já foram inventados.

João falou em sua carta que “no amor não existe o medo, antes o perfeito amor lança fora o medo”.

Estamos falhando, porque a solução não é o terror e nem o medo, é o amor.

Acredito fielmente que a tarefa quase impossível de se guardar para o casamento não é conquistada por mais ou menos leis, por medo, mas sim por amor a Deus.

Se nós nos aproximarmos de Deus de tal forma que nos relacionemos com Ele como amigos íntimos, entenderemos o que Ele fez na cruz por nós. Aí sim começaremos a entender que não temos que obedecer a bíblia para não ir para o inferno ou para não receber castigo de Deus, mas sim porque amamos e somos gratos para com aquele que nos salvou.

Alguns podem até cair, pois nem sempre permanecemos focados em Deus, mas assim que o Espírito nos lembra do evangelho, voltamos a querer, acima de nossas vontades, agradá-Lo em gratidão.

Acredito que uma boa conversa preventiva, uma boa educação em casa e na igreja ajudam, mas acredito fielmente que a boa conduta de alguém está baseada no amor e na gratidão de uma pessoa que foi salva por Cristo.

Marcos Botelho - Fonte: http://sexxxchurch.com

Adolescentes, Jovens e Pornografia,

Adolescentes, Jovens, Pornografia, pureza sexual

Curiosidade para o mal


Para a maioria a curiosidade do desconhecido é a razão pela qual os rapazes são atraídos por fotos explícitas de mulheres. Para alguns rapazes que experimentam desejos homossexuais, existe também uma curiosidade, porém focalizada em outros homens, e nas mulheres por outras mulheres.

Procura por intimidade alguns dos usuários de pornografia são “solitários” que não têm relações sadias com outras pessoas. Talvez não tenham aprendido habilidades sociais para formar relacionamentos sadios significativos de amizade ou namoro; outros têm medo de se aproximar de outras pessoas por temer rejeição. “A nudez veicula uma idéia de intimidade em nossa cultura e, deste modo, a pornografia oferece uma ilusão de intimidade com outra pessoa sem qualquer risco.”

Fora que a pornografia pode estar intimamente ligada com nossas fantasias de intimidade com mulheres ou homens. Desejamos amor e aceitação incondicionais, e projetamos esta aceitação nas mulheres e homens que vemos na pornografia.

Deus nos criou com um desejo de compartilhar nossa sexualidade com outra pessoa.
Se não pudermos obtê-lo por meio de um relacionamento conjugal inspirado por Deus, procuraremos substitutos baratos e a pornografia é o combustível desta ilusão.

Quando somos viciados em alguma forma de comportamento sexual, passamos a ter um ciclo previsível de comportamento recorrente. Alguns passos comuns no ciclo do vício sexual da pornografia.

Preocupação

Antecipamos os prazeres da entrega a pornografia. Fantasiamos as imagens que vamos ver; começamos a fazer planos de como obter nossa próxima “dose”.

Ritual

Começamos a trilhar passos específicos que nos levarão a ter acesso à pornografia. Se tivermos o hábito de visitar a seção de “adultos” das livrarias, bancas de revistas ou locadoras de vídeo e DVDs da cidade, faremos nossas escolhas de roteiro de forma que possamos passar por perto das mesmas. Ou se nossa intenção for a prateleira das revistas “adultas” da loja de conveniências mais próxima, nos “lembraremos” de repente que precisamos de algo e começaremos a planejar meios de dar uma escapulida
da casa sem que nossa família perceba.

Expressão

Entregamo-nos à pornografia, seja na leitura de revistas, assistindo a vídeos ou vendo fotos na internet. Para a maioria dos homens, este estágio de “expressão” é acompanhado pela masturbação, que por sua vez alimenta ainda mais o ciclo do vício, pois traz uma forte sensação de prazer físico à fase de expressão.

Desesperança

Após a compra e a leitura de uma revista pornográfica, muitos homens a jogam fora.
Se estão tentando se libertar, sentem-se desencorajados e sem esperança. Ficam a imaginar a razão de terem feito tal ato; mentalmente se culpam e fazem promessas de não mais repetir o ato. Mas, antes que algumas horas ou dias tenham passado, o ciclo recomeça. A tentação de se entregar à pornografia chega em suas mentes, e começam
a fantasiar novamente a respeito da repetição do ato.

O ciclo recomeça.

Os sentimentos de baixa auto-estima, culpa e vergonha alimentam o ciclo. mesmo, amor-próprio)

Perda da sanidade
Outras conseqüências
Mulheres, homens e crianças são usados como objetos descartáveis.
Enriquecimento do mercado ímpio pornográfico.
Casamentos desfeitos como resultado do vício da pornografia.
Mulheres inocentes e crianças vítimas de crimes sexuais violentos
Envolvimento no homossexualismo quando estimulados a assistir filmes pornográficos com cenas de homossexualismo e lesbianismo.
Vida de pensamentos impuros, (a pornografia deixa na mente fortes imagens que não desaparecem tão facilmente), masturbação, relações sexuais ilícitas.
A longo prazo o pornógrafo já não se satisfaz mais com as imagens ou masturbação, e passa a desejar estar com alguém de carne e osso.
Estimulação sexual cada dia mais precoce em adolescentes e crianças (tv, internet, revistas, vídeos pornôs, etc.), que acabam por acreditar que o comportamento mostrado na pornografia é o que se espera de uma relação sexual.

Não podemos esquecer que a pornografia foi criada em pecado, é vendida em lugares para prática de pecado, e seu propósito é distorcer a beleza que Deus criou acerca do sexo.

Escolha o caminho para você seguir

Não podemos servir a dois senhores. Muitos adolescentes e jovens tem elevado a sensualidade à condição de ídolo no coração. Peça a Deus para lhe mostrar a verdade sobre a idolatria. A idolatria é a adoração a alguém ou algo diferente de Deus, colocando outra pessoa no lugar de Deus.

A bíblia nos diz que devemos amar a Deus em espírito e em verdade. A pornografia, por ex. viola este princípio, pois adoramos a carne, ou a imagem da carne de outra pessoa, e buscamos através dela satisfazer nossas necessidades.

Se escolhemos o caminho do Senhor, precisamos tomar a postura de renunciarmos tudo o que alimenta nossa idolatria a sensualidade, material pornográfico, (computador), relacionamentos, hábitos, atitudes. Colocar limites no namoro. Mudar os rituais. Não dar provisão à carne. Exercitar a renúncia e a obediência, e Deus te honrará!

Fazer uma aliança com nosso corpo, Jó 31.1 restaurar nossa vida de oração, ler a palavra de Deus, ter uma comunhão com Deus e com a igreja, jejuns, prestação de contas arrependimento, confesse tudo a Deus, busque ajuda. Hebreus 4.14-16, 2.17-18, 7.25

Identifique seus gatilhos de tentação solidão, stress, tédio, sentimentos de rejeição, pressão, feridas não tratadas, baixo auto-estima, ansiedade. Peça a Deus para revelar-lhe “O que meu vício ou meu comportamento pecaminoso revela sobre mim”? reconheça, busque lidar com estas situações de maneira madura. Leve a sério suas lutas. Não demonize tudo. Mateus 15. 18-19. Ore para que Deus lhe mostre suas legítimas necessidades que você está tentando satisfazer através do comportamento sexual.

Responsabilize-se por sua vida, suas atitudes. Não fuja, não negue, não se conforme. O domínio próprio é possível. Peça a Deus para curar sua solidão emocional. Não teste seus limites Ao diabo nós resistimos. À carne nós fugimos. Evite as situações limite.

Vigie e ore Não permita iniciar, ou aborte o círculo de tentação, mas se entrar nele,
conte com Deus antes que ele se consume em pecado. Ore pelas pessoas vítimas da pornografia Você sabia que a maioria dos modelos pornôs destroem suas consciênciasdadas por Deus com drogas e álcool para participar dos atos que estão sendo filmados ou fotografados? Muitos modelos, ao contrário de suas aparências “puras”, estão profundamente envolvidos em uso de drogas e prostituição. Muitas pessoas foram vítimas de abuso sexual durante a infância, que os levou a fugir de seus lares. Infelizmente, muitas dessas vítimas acabam nas ruas das cidades grandes, onde são atraídos para a prostituição e pornografia com o objetivo de sobreviver. Ao comprar material pornográfico, você está diretamente apoiando a destruição e morte espiritual representada por esta sórdida indústria.

Fonte: Luz na Noite

© 2008 Por *Templates para Você*